Hoje em dia você não pede uma pizza como antigamente. Antes do surgimento das pizzarias delivery, você tinha que se dirigir a uma pizzaria para desfrutar uma pizza.

Com o advento da telecomunicação e a universalização deste serviço, as pessoas passaram a utilizar o telefone para encomendar uma pizza.

E hoje com a internet, e com os aplicativos móveis, o processo se tornou ainda mais fácil. Hoje é só pegar um app como o Ifood, digitar o seu endereço, que ele te retornará algumas opções de lugares que entregam comida, próximos a sua localidade.

E a internet, e os aplicativos móveis não inovaram apenas a forma como pedimos nossa comida, mudou também o mercado de trabalho.

Não apenas acabando com algumas profissões, como também facilitando a forma de se procurar um emprego.

Se antigamente você tinha que imprimir algumas dezenas de currículos, pegar o classificados e ligar, ou até mesmo se dirigir a uma empresa, para saber se uma vaga de emprego ainda está aberta, hoje não é mais necessário.

Hoje existem centenas de plataformas e aplicativos, que possibilitam que as empresas insiram suas vagas nelas, e com informações mais detalhadas, como por exemplo: O que a empresa procura no novo funcionário, prazos para preenchimento da vaga, etc.

E as inovações não param por ai, com a tecnologia que temos hoje, é possível apenas encontrar vagas, já está sendo testado, e no futuro será ainda mais difundido, a ideia de fazer a entrevista de emprego de forma remota (com o recrutador na empresa, e você na sua casa), e com o advento do trabalho home-office, será possível até mesmo começar a trabalhar sem ter que ir a empresa.

Melhores sites para procurar emprego

Quando falamos em sites pra procurar empregos, geralmente pensamos no Catho, no InfoJobs, no Indeed, e acabamos nos esquecendo do Linkedin.

Mesmo não sendo um site específico sobre empregos, o Linkedin é ótimo para profissionais com conhecimento mais específico, ou para as carreiras mais nobres.

Digamos que o Linkedin atua como um currículo online, onde você pode inserir todas as suas qualificações, e todas as suas experiências profissionais.

Além disso, o site atua como uma rede social para o trabalho, onde você pode fazer interações com profissionais da sua área, e onde as empresas podem te achar com mais facilidade.

Catho

O Catho é um dos sites pioneiros criados para o oferecimento de vagas de emprego pela internet, o site existe desde 1996.

Segundo o próprio site, a missão da empresa é: Ajudar os funcionários a se realizar profissionalmente, tornar as empresas mais produtivas e ajudar o país a crescer.

Atualmente o site conta com 700 funcionários. O Catho é um portal de empregos pago, que você pode utilizar por 7 dias gratuitamente.

A grande vantagem, é que devido a barreira do preço, apenas os profissionais que realmente desejam ter uma experiência profissional, acabam se inscrevendo no site, diminuindo assim a concorrência.

InfoJobs

Outro portal interessante é o InfoJobs, a interface do site é bem intuitiva, tanto para quem deseja postar uma vaga de emprego, tanto para quem deseja conseguir um emprego.

Para encontrar vagas, basta digitar o cargo que almeja, e a cidade, ou cidades que deseja trabalhar, e clicar em procurar vagas, que o site irá disponibilizar as vagas disponíveis.

Grandes empresas como Tim, Danone, ViaVarejo, Decolar, dentre outras utilizam o site. Além de grandes empresas, outras 184 mil empresas utilizam o site para postar suas vagas.

No momento em que escrevemos este post, o site conta com 218 mil vagas de emprego, sendo 109 mil vagas operacionais, e 91 mil vagas profissionais.

Empregos.com.br

O site empregos.com.br é um dos meus preferidos, funciona como o InfoJobs, você insere o cargo, e a cidade que deseja trabalhar e o site retorna as vagas, atualmente são mais de 140 mil oportunidades disponíveis.

O grande diferencial do site, é que você tem a sua disposição um leque de informações maior.

Na seção Vagas em Destaque, você pode encontrar as vagas que estão despertando mais interesse no site, saber o salário oferecido, qual empresa está contratando, e a região.

Na seção Vagas por Estado, você pode saber quantas vagas são disponíveis pra cada estado, com um resumo das categorias e números de vagas.

Por exemplo: Enquanto escrevo este post, o estado de São Paulo oferece 31 mil vagas, sendo 4,3 mil vagas para comercial e vendas, 4,2 mil vagas administrativas, 4,1 mil vagas na indústria, 2,9 mil vagas na área de tecnologia da informação e 2 mil vagas na área de saúde.

Dica extra de site: Love Mondays

O Love Mondays não é um site de empregos propriamente dito, você pode até encontrar algumas vagas de emprego, o grande diferencial é mostrar a avaliação dos funcionários que trabalham em uma empresa, salários, etc.

Utilizando o Love Mondays, você pode saber qual é o perfil da empresa, conhecer as avaliações dos funcionários, salários, entrevistas disponíveis, e vagas de emprego.

Além disso, você pode saber quantos funcionários recomendam a empresa, principais críticas e elogios sobre a empresa, qual a satisfação geral dos funcionários, e muitas outras informações relevantes.